Entrada
Antífona I: O Senhor deu-lhe sabedoria e prudência e um coração tão grande como as praias à beira-mar. (cf. 1Rs 5,9)
Antífona II: Meus filhos, vinde e escutai-me: Vou ensinar-vos o temor do Senhor. Contemplai sua face e ficareis radiosos (cf. Sl 33,12.6a)
Sugestões de Cânticos
Glória
- Gloria in excelsis Deo – Messe du Jubilé | Jean-Paul Lecót
- Glória Simples | Delphim Rezende Porto
- Glória a Deus nas alturas | Pe. António Ferreira dos Santos / Thiago Choquetta
- Glória a Deus nas alturas | Pe. António Cartageno
- Glória – Missa XII | Canto Gregoriano
ORAÇÃO COLETA
Senhor, nosso Deus, suscitastes São João Bosco, para dar aos adolescentes um pai e mestre, e quisestes que ele, com o auxílio da Virgem Maria, trabalhasse para o bem de vossa Igreja. Inspirai-nos o mesmo amor que nos leve a procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs, para vos servir somente a Vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
PRIMEIRA LEITURA
Farei surgir sobre elas um único pastor.
Leitura da Profecia de Ezequiel 34,11-12.15-16.23-24.30.31
Assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu mesmo buscarei minhas ovelhas e tomarei conta delas. Como o pastor toma conta do rebanho quando ele próprio se encontra no meio das ovelhas dispersadas, assim irei visitar as minhas ovelhas e as resgatarei de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar — oráculo do Senhor Deus. Procurarei a ovelha perdida, reconduzirei a desgarrada, enfaixarei a da perna quebrada, fortalecerei a doente, e vigiarei a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. Para apascentá-las estabelecerei sobre elas um único pastor, o meu servo Davi: ele as apascentará e lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, serei o seu Deus e o meu servo Davi será príncipe entre eles. Eu, o Senhor, falei. Assim saberão que eu, o Senhor, sou o Deus-com-eles, e eles o meu povo, a casa de Israel — oráculo do Senhor. E quanto a vós, minhas ovelhas, ovelhas de minha pastagem, vós sereis seres humanos, e eu sou o vosso Deus — oráculo do Senhor”. Palavra do Senhor.
CÂNTICO: Como um pastor toma conta do rebanho, assim vou cuidar das minhas ovelhas.
Jr31, 7b.8b.10.20
Cf. Jr 1,10
1. Aclamai a Jacó alegremente. Cantai hinos à primeira das nações! Soltai a voz! Cantai! Dizei: “Senhor, salva teu povo, o que restava de Israel”!
2. Faço-o caminhar entre arroios de água, Por caminhos planos, onde não tropeçam; Eu sou pai para Israel, Efraim é meu filho querido.
3. Ouvi, nações, a palavra do Senhor,Anunciai às terras distantes: Dizei: “Aquele mesmo que dispersou Israel vai reuni-lo novamente, e dele cuidará qual pastor ao seu rebanho.
4. Não será Efraim o meu filho querido? Não será ele um filho tão amado Que, quanto mais dele falo, Mais vontade tenho de lembrá-lo? Por ele meu coração palpita, Tenho de compadecer dele”! – diz o Senhor
SEGUNDA LEITURA
Praticai o que aprendestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 4 4-9
Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos. Seja a vossa amabilidade conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo. Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que supera todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável. ou de qualquer modo mereça louvor. Praticai o que de mim aprendestes recebestes e ouvistes, ou em mim observastes. E o Deus da paz estará convosco. Palavra do Senhor.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
“Eu vos dei o exemplo, diz o Senhor, para que façais como eu fiz para vós.” (Jo 13,15)
Ou
Diz o Senhor: “O servo não é maior do que o seu senhor. O mensageiro não é maior do que aquele que o enviou” (Jo 13,16b).
- Aleluia | Union Sainte-Cécile
- Aleluia | Pe. Manuel Faria
- Aleluia | Régis Rousseau
- Aleluia | Notre Dame de Paris
- Aleluia | Canto Gregoriano
EVANGELHO
Quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-6.10
Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior do Reino dos Céus?”. Jesus chamou uma criança, colocou -a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo. Cuidado! Não desprezeis um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai, que está nos céus” .
Palavra da Salvação.
SOBRE AS OFERENDAS
Aceitai, Senhor, o sacrifício que vos oferecemos de coração sincero; e fazei que vos amemos em tudo e acima de tudo, para que nossa vida seja um hino de louvor à vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
PREFÁCIO
“São João Bosco, dom de Deus à Igreja”
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e nossa salvação dar-vos graças, louvar-vos e bendizer-vos continuamente, Deus eterno e todo-poderoso, por Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Salvador. Vós, Pai de amor eterno, suscitastes na Igreja São João Bosco como amigo, irmão e pai dos jovens, para conduzi-los pelo caminho da salvação. Vós lhe destes um olhar profético para os novos tempos a fim de que preparasse as novas gerações para enfrentar a vida com sabedoria honesta e fé rica em obras. Movido pelo vosso Espírito, deu origem a uma grande Família para continuar em toda a terra sua missão de pai e mestre.
E nós, reunidos nesta festiva assembleia, elevamos a Vós, ô Pai, um hino de adoração e de louvor, e, junto com os anjos e os santos, proclamamos vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:
Cordeiro de Deus
- Cordeiro VIII | Canto Gregoriano
Comunhão
Antífona I: “Quem acolhe até mesmo um destes meninos em meu nome, é a mim que acolhe”, diz o Senhor. (Mt 18,15)
Antífona II: “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros. assim como eu vos amei”. (Jo 15,12)